Flávia Suassuna é a mais nova 'imortal' da Academia Pernambucana de Letras

A escritora e professora Flávia Suassuna foi eleita, nesta segunda-feira (14), para a Academia Pernambucana de Letras (APL). A nova "imortal" ocupará a cadeira de número 32, que ficou vaga desde a morte do jornalista e sociólogo Abdias Moura, em junho deste ano.

A eleição foi realizada na sede da instituição, no bairro das Graças, na Zona Norte do Recife. A acadêmica concorreu com o advogado Paulino Fernandes de Lima e foi eleita após receber 30 votos.

Flávia Suassuna é a 18ª mulher eleita para a APL. A cadeira que será ocupada por ela tem como patrono Francisco Augusto Pereira da Costa.
“A ancestralidade de Ariano me fortalece e me abre portas. Ainda assim, tenho um caminho próprio e deverei segui-lo nesta nova jornada na Academia. Pretendo continuar o que sempre fiz na minha vida que é trabalhar para a formação de leitores jovens", comentou.

O presidente da APL, Lourival Holanda, destacou a importância da pluralidade na composição da Casa. “Esta eleição demonstra o cuidado da APL com o contemporâneo, trazendo uma pessoa comprometida com a formacao de novos leitores, além da acolhida à voz feminina, com a presenca feminina literária em nosso meio. Uma repaginação da Casa", reforça.


Trajetória

Nascida no Recife, em 1957, a escritora é sobrinha do dramaturgo Ariano Suassuna (1927-2014), que foi sua primeira influência na literatura. É formada em letras pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com mestrado em Teoria da Literatura pela mesma instituição.

Conhecida pela atuação em cursos de preparação para o vestibular e, em colégios como Contato, Único e Marista do Recife, Flávia Suassuna também faz parte da Academia de Letras e Artes do Nordeste (Alane) e tem nove livros publicados.

Com informações do G1PE e FolhaPE

Postar um comentário

0 Comentários