Caminhões estacionados sob a calçada, na contramão e em local proibido, na Madalena


Um flagrante feito pela internauta Michelli Novaes mostra o desrespeito aos pedestres e aos motoristas que trafegam pela Rua Hermógenes de Morais, na Madalena, Zona Oeste do Recife.  

De acordo com ela, a obra da construção de um edifício na via vem causando uma série de transtornos à quem passa pelo local.

Na manhã desta segunda-feira (25), por exemplo, foi possível notar uma série de irregularidades no empreendimento. Caminhões estacionados na contramão, sob a calçada e em local proibido pela sinalização implementada pelo município. 

"É um absurdo o que está acontecendo por aqui! Não se respeita nada! Além de a gente ter que acordar 7h da manhã num dia de sábado com barulho da obra, transitar pelas calçadas é algo impossível. Os pedestres têm que ir para o meio da rua. Os caminhões estacionam sob o passeio, em local proibido e na contramão. Será preciso alguém ser atropelado para que a Prefeitura se manifeste ou tome alguma providência?", reclamou Novaes.


O QUE DIZ O CTB

Há, no CTB (Código de Trânsito Brasileiro), artigos distintos que descrevem uma série de infrações para quem estaciona ou para o veículo em local de forma proibida. Embora eles abordem algumas situações semelhantes na realização das condutas de parar e estacionar, as consequências para elas podem ser diferentes.

De acordo com o artigo 181 do citado código, o inciso 8° diz que, é considerada uma infração de penalidade grave e passível de multa de até R$ 195,23, além da perda de cinco pontos na carteira,  “estacionar o veículo no passeio ou sobre faixa destinada a pedestre, sobre ciclovia ou ciclofaixa, bem como nas ilhas, refúgios, ao lado ou sobre canteiros centrais, divisores de pista de rolamento, marcas de canalização, gramados ou jardim público", com pagamento da penalidade, além da medida administrativa  e remoção do veículo.

Já o inciso IV, diz que, estacionar em desacordo com as posições estabelecidas no código, é considerado uma infração média, cuja penalidade é multa e remoção do veiculo. No caso do estacionamento na contramão da via, é considerada uma infração média. O art. 181, inciso XV, diz que além do pagamento da multa, o condutor tem 4 pontos negativados à CNH.

Segundo a internauta, alguns dos caminhões flagrados nesta manhã na localidade, cometiam as 3 infrações ao mesmo tempo.

O QUE DIZ A CTTU

A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) disse que o bairro é fiscalizado por rondas constantes com foco no estacionamento irregular, principalmente em cima das calçadas. Haverá reforço das rondas na localização para coibir as infrações. A população pode solicitar a presença de um agente de trânsito na localidade sempre que houver flagrantes de irregularidade, através do teleatendimento 24 horas: 0800.081.1078.

Postar um comentário

0 Comentários