Globo.com vai encerrar serviço de e-mail e provedor de internet

A Globo.com vai deixar de oferecer seus serviços de e-mail e provedor de internet no dia 27 de setembro. Em e-mail enviado aos usuários, a empresa dá duas opções: mudar o endereço @globo.com por um @lwmail.com.br, de responsabilidade da Locaweb, ou transferir as mensagens para outro serviço.

A mensagem também diz que o provedor Globo.com deixará de existir — quem ainda utiliza o serviço precisa entrar em contato com sua operadora de internet. 

Os endereços da Globo já eram restritos há alguns anos, quando o Globomail e as antigas assinaturas Globo.com deixaram de aceitar novos usuários. Atualmente, clientes legados desses serviços tinham direito a acessar o Globoplay, mas não era possível fazer upgrade para outros planos, como o + canais ao vivo ou o combo com o Disney+.

A mensagem também diz que o provedor Globo.com deixará de existir — quem ainda utiliza o serviço precisa entrar em contato com sua operadora de internet. Segundo o leitor Gabriel, que deu a dica para o Tecnoblog, também ficava implícito que a Locaweb poderia cobrar pelo e-mail depois de um ano.Os endereços da Globo já eram restritos há alguns anos, quando o Globomail e as antigas assinaturas Globo.com deixaram de aceitar novos usuários. Atualmente, clientes legados desses serviços tinham direito a acessar o Globoplay, mas não era possível fazer upgrade para outros planos, como o + canais ao vivo ou o combo com o Disney+.

Globo.com não foi o único provedor a encerrar e-mail

Desde 2013, não é mais necessário contratar um provedor de internet junto com a operadora de banda larga. De lá para cá, várias dessas empresas tiveram que se reinventar e oferecer outros produtos. Nesse processo, elas deixaram de oferecer seus e-mails grátis.

O iG, por exemplo, bloqueou as contas gratuitas em 2016 e passou a cobrar pelo serviço. Terra e UOL também oferecem caixas de entrada por R$ 15,90 e R$ 19,90 mensais, respectivamente.

Hoje em dia, é fácil criar um e-mail gratuito — Gmail, Outlook e Yahoo! são as opções mais óbvias. Até alternativas específicas oferecem opções sem cobrança: é o caso do ProtonMail, com foco em privacidade, ou do Zoho Mail, que deixa você usar seu próprio domínio sem pagar nada a mais por isso. Mesmo assim, perder um endereço que era usado há muito tempo pode ser uma dor de cabeça, principalmente se ele estava associado a muitos cadastros.

Por Giovani Rosa

Postar um comentário

1 Comentários

Liaseal Souza disse…
Já foram vários que perdi, roubam os mails da gente e nada pode ser feito, Ig e Ibest foram tão sujos q prenderam sem deixar nem transferir pra outra conta. Bol vive ameaçando tb, primeiro aumentaram capacidade para 6gb e logo em seguida reduziram para até 200mb. Tudo pra forçar pagar por mais espaço. Verdadeiras armadilhas: fazem as pessoas abrirem contas e depois chantageiam. Agora é a vez do Zipmail, problema q só dão poucos dias pra a pessoa tentar ''salvar'' o possível.Não existe uma forma simples de salvar email no pc, até salva, mas ao abrir o arq. não tem conteúdo. Anatel é uma piada, incompetente desde o início.Deveria multar com valores bilionários por essas safadezas de darem fim aos emails das pessoas.