Morre o cartunista Libório


Morreu nesta quinta-feira (30) o programador visual, chargista e cartunista Libório Melo. Famoso por seus traços marcantes, ele trabalhou  durante anos na Secretaria de Imprensa do Sindicato dos Bancários/PE, além de no Diário da Noite e no Jornal do Commercio. 


Libório também desenvolveu papel importante na construção da Equipe de Comunicação Sindical (ECOS) que marcou época nos anos 90 em Pernambuco. 

Também nos anos 90, junto com o também ilustrador Paulo Santos, Libório fez trabalhos que se tornaram icônicos no movimento da amamentação mundial. Ele ilustrou várias cartilhas, traduzidas em diversos idiomas e fez material para a Semana Mundial da Amamentação entre 1997 e 2000.


Nas redes sociais, seu filho, Erick Libório postou uma homenagem ao seu pai: "Na semana que Deus levou o meu pai, escutei alguém dizer que uma amizade entre pai e filho que se intensifica nos últimos anos é sinal de que um dos dois está preparando para partir. Apesar dos percalços da vida, sempre o vi como um herói. Não daqueles que chega e ensina e diz: "filho, o certo é assim"... Não não! Meu pai era de chegar e dizer: "filho, é isso que te faz feliz, então siga". No dia do Quadrinho Nacional, meu pai escolhe ir fazer quadrinhos em outro plano, onde não poderei desfrutar no lançamento, mas estarei ansioso para que um dia ele possa dizer detalhes de mais um dos milhares de projetos de sua cabeça inquieta. Obg por escolher ser meu pai nessa vida. Quem sabe eu tenha a mesma oportunidade de ser seu pai em outra vida. Até breve, painho!"

A Diretoria do Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco (Sinjope) também emitiu nota de pesar.

Libório, de traços simples e geniais partiu em pleno Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos, comemorado em todo País nesta quinta-feira (30).

O velório do cartunista acontece no Cemitério de Santo Amaro, na Zona Norte do Recife, onde às 11h desta sexta-feira (31) acontece o sepultamento.

Postar um comentário

0 Comentários