A atriz e apresentadora Fernanda Rodrigues, conhecida pelo papel de Bia em A Viagem, compartilhou nesta segunda-feira (18), em suas redes sociais, que o carcinoma basocelular retirado no fim de 2024 voltou a se manifestar. Aos 45 anos, ela afirmou que terá de iniciar um novo tratamento.
Fernanda relatou que, em 2023, percebeu uma mancha em sua testa. No final do ano seguinte, anunciou em vídeo publicado nas redes sociais que havia feito a remoção do carcinoma e acreditava estar livre da doença. Porém, no vídeo desta segunda-feira, contou que a lesão retornou.
Com serenidade, a atriz disse que encarará o processo com naturalidade. “Vida que segue”, declarou, lembrando que conhece pessoas que já passaram por cinco ou seis cirurgias semelhantes.
Ela aproveitou o momento para alertar seus seguidores:
— “Se você sentir que tem uma coisinha diferente, uma manchinha, uma pintinha, uma ferida que não é comum, fale com seu médico ou com sua dermatologista. Agir rapidamente faz com que a gente resolva mais rápido o problema”, ressaltou, reforçando que está bem.
O que é o carcinoma basocelular?
O carcinoma basocelular é o tipo mais comum de câncer de pele. Trata-se de um tumor maligno originado nas células basais, localizadas na camada mais profunda da epiderme. Seu crescimento é lento, geralmente em forma de mancha, e apresenta baixíssima chance de metástase.
De acordo com o Dr. Henrique Marques, o carcinoma costuma afetar pessoas de pele clara, principalmente acima dos 50 anos. No entanto, sua incidência vem aumentando devido à maior exposição solar. Apesar de frequente, tem baixo índice de mortalidade.
O médico explica ainda que o carcinoma se apresenta como uma lesão brilhante que não cicatriza, com crescimento lento, podendo infiltrar-se em tecidos mais profundos. O diagnóstico é feito por meio de exame dermatoscópico e biópsia.
O tratamento indicado, na maioria dos casos, é a cirurgia micrográfica de Mohs, técnica que garante maior precisão na remoção. O diagnóstico precoce é fundamental para evitar complicações.

0 Comentários
Poste o seu comentário: