Morre Padre Américo de Vasconcelos, ex-diretor do Colégio Salesiano Recife

Faleceu nesta quarta-feira (03), o Padre Américo de Vasconcelos,  ex-Diretor do Colégio Salesiano do Recife. Ele tinha 81 anos.

Dono de um carisma único e de uma alegria contagiante, Padre Américo deixou um grande legado de sabedoria e dedicação ao outro, como finalidade de vida, no desejo de viver num mundo melhor.

A causa mortis não foi divulgada.


Salesiano emitiu nota

Com grande pesar, a comunidade salesiana se despede do nosso querido Pe. Américo de Vasconcelos e o entrega nas mãos do Senhor, onde irá descansar na graça de Deus, nos braços de Dom Bosco e Nossa Senhora Auxiliadora.

Sua dedicação, em 50 anos de sacerdócio, será sempre lembrada com grande carinho por todos que o cercam e que foram tocados pelo seu dom de levar a palavra de Deus com atitudes, gestos e eloquência.

Trajetória

Padre Américo de Vasconcelos nasceu em 11 de abril de 1942, na cidade de Caruaru (PE). Em março de 1957, entrou no Aspirantado Salesiano de Carpina. Em janeiro de 1963, começou o Noviciado na Colônia Salesiana, Jaboatão.

Como noviço, foi para Recife receber o hábito religioso das mãos do então Inspetor Salesiano do Nordeste do Brasil, o Rev.mo Sr. Padre Agenor Vieira Pontes.

Em janeiro de 1964, fez sua Primeira Profissão Religiosa na Colônia Salesiana,  tornando-se assim membro da Congregação Salesiana e filho de Dom Bosco.

Ainda naquele ano, terminado o Noviciado, foi para a cidade de São João Del Rei/MG,  onde passou a cursar estudos filosóficos durante quatro anos.

Concluídos os estudos de Filosofia, a obediência religiosa o mandou para Jaboatão Colônia, como assistente e professor dos noviços, durante os anos de 1968 e 1969.

Em 1970, entregou-se para sempre à Congregação com a Profissão Perpétua na Colônia Salesiana.

Neste mesmo ano, viajou para São Paulo, onde, no Instituto Teológico Pio XI, Lapa/SP, onde cursou Teologia até o ano de 1973.

Em 1973, recebeu o Diaconato das mãos de Dom José Lamartine Soares. Em dezembro, do mesmo ano, em Carpina, foi ordenado Sacerdote pelo Bispo de Nazaré da Mata-PE, Dom Manuel Lisboa de Oliveira. No começo de 1974, ficou em Carpina como responsável dos aspirantes, cargo que ocupou até 1976.

No ano de 1985, permaneceu na Colônia como Vice-diretor e Mestre de Noviços. No ano seguinte, assume na mesma casa, o cargo de Diretor.

Em 1987 foi enviado para o Instituto Salesiano de Filosofia no Bongi, Recife, ocupando os cargos de Vice-diretor, Ecônomo e Coordenador de estudos.

Passando depois para a cidade de Jaboatão, como Diretor do Centro Educacional Dom Bosco (Oratório).

Em 1989, voltou à Colônia Salesiana como Diretor e, em 1990, foi para Carpina como Vice-diretor e ecônomo.

Em 1991, mudou-se para Aracaju/SE, onde foi Vice-diretor e Vice pároco no Salesiano de lá.

Ainda em 1991,  esteve como Pároco, na Paróquia de Santo Amaro, em Jaboatão dos Guararapes. 

Em 1992 além de Pároco passou a ser também diretor da comunidade até 1994.

Nos anos 1995 e 1996, desempenhou as funções de Diretor, Pároco, Encarregado do Oratório e dos Cooperadores Salesianos.

Padre Américo de Vasconcelos era licenciado em Filosofia pela Faculdade Salesiana São João Del Rei e tinha curso de Espiritualidade.

Por onde andou, sempre se sobressaiu por sua fidelidade a Dom Bosco e amor à Congregação Salesiana. Promoveu o cumprimento dos deveres dos irmãos e a animação dos alunos das escolas nas quais trabalhou.


Por muitos anos, foi Conselheiro Inspetorial. 

Entre os anos de 2020 e 2021, foi Diretor do Colégio Salesiano do Recife, onde atualmente ocupava o cargo de Confessor, na Basílica do Sagrado Coração de Jesus.    

Despedida

O corpo do Padre Américo de Vasconcelos será velado na Basílica Sagrado Coração de Jesus, nesta quarta-feira (03), a partir das 15h.

Amanhã (04), às 10h, haverá a Missa de Exéquias, também, na Basílica Sagrado Coração de Jesus. Em seguida, acontecerá o enterro.

Por Gabriel Diniz

Postar um comentário

0 Comentários