Loja de moda marcou anos 80 com propagandas impactantes


Sinônimo de sucesso da moda e do comércio varejista desde os anos 80, as lojas Bain Douche foram responsáveis por vários comerciais impactantes, principalmente, à época de seu lançamento.

Para uns, eram o máximo, e para outros, um absurdo. O primeiro deles foi o slogan “Uma loja da porra”, estampado ainda na década de 80 pelos outdoors de Natal, onde a empresa foi criada e, no Recife. 

“A Bain Douche já nasceu ousada, destaca José Ivan Fernandes, que era um dos diretores da Briza Propaganda, agência que trabalhava a conta publicitária da marca nos anos 80/90 e que foi responsável pela criação do slogan “Bain douche, Uma Loja da Porra“, que deu muito o que falar no âmbito da então conservadora sociedade daquelas décadas.

O slogan fez sucesso na época e a gente usava como mídia para atingir o publico mais jovem no rodapé da coluna de Jota Oliveira, na Tribuna do Norte, (um dos mais jornais mais conhecidos do Rio Grande do Norte) onde fazíamos uma espécie de coluna paralela. Ele foi trabalhado como um elo de aproximação com a juventude, pois era gíria na época, sem sentido pejorativo", lembra, Fernandes.

George Ramalho, empresário e proprietário da marca, lembra que o impacto maior foi na capital pernambucana, onde a sociedade mais conservadora criticou severamente o uso de um “palavrão” numa peça publicitária. 

“Alguns elogiavam, outros criticavam fortemente. De todo modo, a repercussão foi positiva, pois a loja ficou conhecida em Recife, onde acabávamos de abrir as portas e a estratégia se reverteu em vendas”, avalia, Ramalho.

Essa campanha também ganhou espaço na imprensa e apareceu na primeira página dos principais jornais de Pernambuco, além de ter conquistado meia página do jornal carioca O Globo. 

Mais tarde, no início dos anos 90, o lançamento de uma calça jeans deu o que falar após serem instalados outdoors com a foto de uma mulher fechando o zíper e a frase “Uma roupa para você gozar dentro”. 

Coincidentemente, no mesmo momento, acontecia, no Recife, um congresso de regulamentação de propaganda de rua, ocasião em que o primeiro palestrante usou o comercial da Bain Douche como exemplo.

A abordagem gerou polêmica e todos os jornais falaram sobre o assunto durante dias, até que a secretária de meio ambiente da cidade pediu a George para retirar o comercial dos outdoors. Ela não tinha poder para isso, mas confessou ao empresário que se sentia incomodada com a campanha, ainda mais, depois de sua filha adolescente achar que a mulher em destaque estava com a mão dentro da calça – o que despertava mil e uma interpretações. 

Para evitar desconfortos, George acatou a solicitação e dois dias depois substituiu o outdoor por outro com a mesma imagem, mas sem a frase. Contudo, o efeito era o mesmo em todas as pessoas, que já associavam a foto às palavras antes impressas. Tal atitude rendeu mais espaço na imprensa e prolongou a polêmica por mais uma semana.

“Havia clientes que externavam o descontentamento com o comercial, mas não deixavam de comprar por isso”, lembra George, que ainda coleciona histórias de outras campanhas na época desenvolvidas pelo publicitário Alexandre Macedo, da antiga agência Brisa. Ele admite que se arrependeu de uma delas, criada durante as eleições presidenciais de 1989, que manifestava apoio ao candidato Fernando Collor na frase “Bain Douche, collorindo você”.

A Bain Douche já teve até coluna social na Tribuna do Norte (RN), um dos principais da capital potiguar, na qual todos os domingos eram publicadas fotos e notas sobre as clientes da loja.

Outro case de sucesso da empresa foi “o louco da Bain Douche”, que durante um ano e meio divertia os ouvintes das rádios de Natal e Recife. 

Nos comerciais, ele ligava para as mulheres que vestiam Bain Douche e elogiava a beleza delas naquelas roupas. No entanto, um dia apareceu um louco de verdade que começou a ligar para as vendedoras da loja em Recife e as ameaçava de morte. “Ele incorporou o personagem de forma agressiva, por isso nos vimos obrigados a retirar o comercial do ar”, diz George, que com ajuda da polícia, descobriu quem era o homem, esquizofrênico, em tratamento.

Hoje, com mais de 39 anos de mercado, a Bain Douche ainda atua no ramo de moda feminina, com loja no bairro do Espinheiro, na Zona Norte do Recife.

Com informações de Marina Gadelha( Revista BZZZ) e do Blog do FM

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