Morre o artista plástico pernambucano José Cláudio

Morreu, aos 91 anos, nesta terça-feira (12), o artista plástico pernambucano José Cláudio. A informação foi confirmada pelos seus filhos dele, o também artista, Mané Tatu e Maria Júlia

Segundo eles, o artista se sentiu mal no final de semana e foi levado à uma unidade hospitalar. Lá, a equipe médica indicou a colocação de um stent em uma das artérias do coração, para desobstrução.

O procedimento é comum, mas apresenta maiores riscos à vida de uma pessoa com idade avançada. Na cirurgia, não foi possível colocar o dispositivo e José Cláudio sofreu uma parada cardíaca que levou à sua morte. 

"Ele estava muito tranquilo, falei com ele hoje pela manhã, estava tudo bem. Havia a preocupação com a cirurgia, mas ele estava bem", relatou.

Maria Júlia informou que o pai tinha aversão a sentir dor e sua partida rápida, de certo modo, foi melhor que o sofrimento que ele poderia experienciar. 

História

Fundador do Ateliê Coletivo da Sociedade de Arte Moderna do Recife- SAMR, ao lado de Abelardo da Hora, Gilvan Samico e Wellington Virgolino, José Cláudio realizou sua última exposição no Recife em 2022, na Galeria Marco Zero. 

Ele escreveu seis livros de caráter autobiográfico. Nas obras, é possível encontrar elementos e diferentes fases da vida do artista, com episódios em lugares como Ipojuca, no Litoral Sul de Pernambuco -onde nasceu-, Recife, Salvador, São Paulo, no continente africano e mais.

José Cláudio, que também era pintor, desenhista, gravador, escultor, crítico de arte e escritor, foi um dos biografados da Coleção Perfis, da Cepe Editora. Sua história é contada em livro escrito pelo jornalista Júlio Cavani.

Despedida

Ainda não há previsão sobre velório e sepultamente do artista.

Com informações de Maria Priscila Martins

Postar um comentário

0 Comentários