Por que os cães de rua são invisíveis para a sociedade?

Enquanto cães de rua desnutridos são vistos diariamente nas ruas, em paralelo, o número de abandono continua crescendo e os canis superlotando.

Apesar da sociedade estar mais engajada com a causa animal e o mercado pet ser um modelo de negócio crescente, a realidade de milhares de animais no Brasil ainda é precária.

O pilar desse problema está na falta de conscientização. Infelizmente, a frequente exposição à situação contribui para que as pessoas normalizem essa realidade tão alarmante.

Há algumas décadas, era comum passar por muitos cães abandonados, vê-los presos por correntes na garagem ou expostos em dias de chuva — ações consideradas maus-tratos.

Contudo, o acesso a essas informações não são abrangentes. Muitos tutores não sabem que o abandono de animais é criminoso ou que os cães sofrem quando ficam sozinhos em casa por dias, por exemplo.

Fora isso, também desconhecem o quanto essa prática afeta a sociedade e traz problemas significativos, como:

• Grande impacto na saúde pública devido ao aumento de doenças zoonoses;
• Mais acidentes de trânsito envolvendo motoristas e animais;
• Custos consideráveis para ONGs e protetores independentes;
• Superpopulação de cães abandonados nas ruas;
• Maior número de bichos sem atendimento.

Outros impactos

A falta de conscientização também prejudica a adoção responsável. Ela contribui para que muitos tutores não cuidem corretamente do animal.

Muitos bichinhos ficam sem atendimento médico, vacinação, castração e alimentação adequada, o que compromete diretamente seu bem-estar e contribui para o abandono.

A grande reclamação de ativistas e simpatizantes com a causa animal é a falta de punições mais severas para quem comete maus-tratos e abandono, além da falta de apoio dos municípios em casos de denúncias e auxílio médico.

A castração, por exemplo, é uma grande aliada para reduzir a reprodução desenfreada desses animais, mas muitas famílias de baixa renda não conseguem custear. Apesar de haver campanhas gratuitas de esterilização, elas não ocorrem em todas as cidades.

“Tentamos todos os dias falar com o poder público para vacinar e castrar os animais em situação de rua, mas o município ignora. Outros ajudam a castrar e alimentar os animais, mas são poucos braços para tamanho descaso e abandono. Como a lei não é severa, as pessoas continuam abandonando“, disseram em um relato ao site 'Totós da Teté'.

Por fim, qualquer iniciativa em prol dos cães de rua pode gerar um impacto positivo e colaborar com a redução do número de cães abandonados.

Para isso, é necessário que a população atue junto com o poder público, para que a conscientização seja ampliada em todo o território nacional. Ou seja, quanto mais cidadãos conscientizados, menos animais sofrem nas ruas.

Com informações do Totós da Teté

Postar um comentário

0 Comentários