Francisco José é demitido da TV Globo


O jornalista Francisco José deixou deixou a Globo nesta segunda-feira (29). Outro que também engrossou a lista foi o apresentador Renato Machado.

A mudança se deve pela nova política da empresa, que tem renovado seu quadro de funcionários e dispensado repórteres mais experientes. Machado e José tinham mais de 40 anos de emissora e atuavam nos últimos tempos no jornalístico Globo Repórter. 

Diretor de Jornalismo da Globo, Ali Kamel enviou e-mail para se despedir dos antigos colegas. Ele elogiou o profissionalismo de ambos e contou que os dois ainda têm trabalhos para serem exibidos, principalmente no Globo Repórter, no qual atuavam prioritariamente. Francisco José havia acabado de voltar de férias. 

Eles se juntam a nomes como Alberto Gaspar, Ari Peixoto,José Hamilton Ribeiro, Eduardo Faustini, Isabela Assumpção e Linhares Júnior, que também saíram neste movimento recente da emissora. A notícia chocou colegas e tocou admirado.

A voz do Nordeste

Francisco José tem 77 anos, 46 deles dedicados ao trabalho na Globo. Ele é uma lenda do Jornalismo no Nordeste. Estava desde 1975 na emissora e foi um dos primeiros rostos com sotaque de fora do eixo Rio-São Paulo a aparecer no Jornal Nacional. Com o tempo, passou a ganhar mais espaço em rede nacional e cobriu grandes eventos fora da região. Entre eles, estão a Guerra das Malvinas, em 1982; quatro Copas do Mundo (Argentina 1978, Espanha 1982, México 1986 e Estados Unidos 1994); e a ECO-92, conferência sobre o clima realizada no Rio de Janeiro.

Um dos episódios mais impactantes na trajetória de Francisco José aconteceu mesmo no Recife (PE), na cobertura de um assalto a banco em 1987. Uma mulher grávida estava sendo ameaçada com um revólver na cabeça. O repórter se propôs a ficar como refém no lugar dela. Desde seu começo na Globo, Chico José, como é carinhosamente chamado por colegas, fazia reportagens para o Globo Repórter. Começou a se dedicar mais à função nos últimos anos. Mergulhador, virou o rosto de reportagens sobre as belezas do Brasil.

A carreira de Renato Machado

Renato Machado tem 78 anos e estava na Globo desde 1982. Antes, trabalhou no extinto Jornal do Brasil durante 12 anos. Uma de suas primeiras aparições foi na cobertura de um ano da Guerra das Malvinas, entre Reino Unido e Argentina, para o Jornal da Globo. Em 1983, foi enviado para o escritório da capital britânica. De lá, produziu reportagens especiais e partiu para cobrir momentos marcantes, como atentados terroristas em Paris (1986) e o acidente nuclear de Chernobyl (1986). 

De volta ao Brasil em 1995, Machado causou uma revolução nas manhãs. Passou a ser editor-chefe e apresentador do Bom Dia Brasil, função que ocupou entre 1996 e 2010. Foi nas mãos de Machado que o jornalístico passou a ser um jornal factual e mais relevante. Antes, era produzido em Brasília, Com ele, passou a ser feito no Rio de Janeiro.

Saiu do noticiário diário em 2011, quando iniciou mais uma temporada em Londres. Cobriu eventos importantes e acompanhou a escalada do terror na Europa. Voltou novamente ao Brasil em 2016, onde produzia reportagens especiais o Globo Repórter desde então.

Do Na Telinha

Postar um comentário

0 Comentários