Para Covid-19, gordura abdominal reflete mais riscos que obesidade

Uma pesquisa realizada em Milão, na Itália, e apresentada no Congresso Europeu sobre Obesidade deste ano, apontou que a circunferência abdominal é mais importante do que a obesidade geral na análise da gravidade da covid por meio de exames raio-x. A obesidade abdominal é a gordura ao redor da cintura. Já obesidade geral é determinada pelo IMC (índice de massa corporal).

Para se chegar a essa conclusão, os cientistas do Instituto de Hospitalização e Cuidado Científico Policlínico San Donato dividiram o pulmão de 215 pacientes em três zonas, podendo-se obter no máximo três pontos em cada uma, sendo zero para desempenho pulmonar normal e três para função ruim. Pacientes com obesidade abdominal tiveram resultados significativamente maiores (média 9) em comparação com aqueles sem obesidade abdominal (média 6). Em números percentuais, a diferença foi de 59% e 35%, respectivamente. 

"A obesidade abdominal pode predizer um escore alto de gravidade na radiografia de tórax em pacientes hospitalizados com covid-19. Portanto, no hospital, a circunferência da cintura deve ser medida e os pacientes com obesidade abdominal devem ser monitorados de perto", salientam os pesquisadores. Ao analisar a situação pelo IMC, tradicionalmente utilizado para determinar a obesidade, não houve diferenças estatisticamente significativas nas pontuações entre aqueles com peso normal (33%), sobrepeso (39%) ou obesidade geral (31%).

Do Viva Bem

Postar um comentário

0 Comentários