É GOLPE: Perfil falso do Guaimum Gigante oferece jantar grátis a quem enviar dados


Está cada vez mais comum no Brasil, golpes nas redes sociais, visando principalmente, roubar dados de usuários. É um fato que tem piorado muito nessa pandemia. Os criminosos criam perfis falsos, utilizando marca e nome de  estabelecimentos , oferecendo supostas gratuidades em endereços gastronômicos premiados da capital recifense.

O GOLPE

O golpe funciona assim: o criminoso cria um perfil similar ao do restaurante, envia mensagens in box para aqueles que começam a segui-lo ou para os perfis que eles passaram a seguir,  informando que a pessoa tem direito a um jantar gratuito até determinada data e condicionam o recebimento do suposto presente, ao seguidor enviar o nome com telefone e DDD. De posse desses dados, a conta do Instagram dele é invadida e dai começam novos golpes.



Conhecidos como Scammers (ou fraudadores, em tradução livre) esses perfis são maliciosos e usados para realizar golpes na Internet. O número de esquemas tem crescido tanto que o Instagram, em novembro de 2018, se posicionou contra eles.

O ambiente online acaba facilitando ações ilegais, por conta da dificuldade de rastrear o criminoso e a falta de informação dos internautas de como denunciar. Esses perfis são mais difíceis de identificar que do um fake comum, pois eles agem como se fossem reais — postam fotos, legendas, stories e informações que conferem legitimidade para o perfil, que pode ser pessoal ou institucional.


GUAIAMUM GIGANTE FOI UMA DAS VÍTIMAS

Uma dessas vítimas é o Restaurante Guaiamum Gigante, localizado no Parnamirim, Zona Norte do Recife. Em seu perfil oficial no Instagram, o estabelecimento divulgou hoje, um alerta aos clientes que não estavam realizando promoções do tipo, e pedindo para denunciarem o perfil falso, que fora criado por um impostor.



COMO DENUNCIAR

É importante que toda vítima de golpes online se dirija até uma delegacia e faça um boletim de ocorrência, já que é única forma legal de prestar queixa. O Instagram também possui uma Central de Privacidade e Segurança, responsável por verificar denúncias de violação dos Termos de Uso na plataforma. A denúncia pode ser feita pelo computador ou pelo app de celular.

Postar um comentário

0 Comentários