Oftalmologista dá dicas para cuidados com os olhos no Carnaval

O Carnaval está chegando! Nesse período, é preciso ter atenção com os olhos. Por conta da produção para a festa, com direito a muita maquiagem e até cílios de LED, alguns acidentes relacionados à visão podem acontecer. Por isso, a oftalmologista Catarina Ventura, preparou uma lista de cuidados para que a festa não termine com problemas na visão.

Catarina sugere que os cílios de LED sejam evitados, pois os objetos trazem sérios riscos de problemas mais graves durante a aglomeração. “Tem que ter cuidado com possíveis alergias e riscos de infecção. É necessário ter atenção com a higiene da pele e do aparelho. Quem tem blefarite recorrente, que é a infecção das margens das pálpebras, tem de evitar o produto”.

“Até a forma de manusear o cílio pode causar um trauma. No meio do empurra-empurra do Carnaval, o objeto pode entrar nos olhos e gerar problemas mais graves. Também vale destacar que esse material não deve ser compartilhado com outra pessoa. Por fim, não durma com esse LED ao fim da festa”, acrescentou.

Pomadas Capilares

Nos últimos anos, o tema “pomadas capilares” esteve em alta no Carnaval, mas por um motivo preocupante. Com o objetivo de fixar penteados e tranças, os foliões utilizaram o produto no meio da festa. Porém, com o suor, atingia os olhos e causavam problemas médicos, como causa visão embaçada, dor, irritação e até lesões mais sérias na córnea.

“Em Carnavais anteriores, foram registradas muitas lesões na córnea, com a necessidade de uso de medicações analgésicas, de alto potencial, além do uso de lentes de contato, para proteger da dor. Na oftalmologia, a gente utiliza esse recurso para diminuir a dor de alguns pacientes que têm lesão de córnea”, comentou a oftalmologista.

Maquiagem

A produção da maquiagem também merece atenção. A recomendação principal é sempre verificar a data de validade dos produtos antes de aplicá-los nos olhos. “Não compartilhe produtos como base, sombras, lápis e pincéis e evite o uso de itens colocados à disposição de convidados em banheiros e camarotes, por exemplo”, acrescentou.

Mais cuidados para o Carnaval

- Evite glitter e purpurina perto dos olhos
- Use óculos com proteção UVA e UVB
- Cuidado com as lentes de contato. Não manuseie-as durante a folia com as mãos sujas
- Cuidado com espumas, confetes e serpentinas
- Lubrifique os olhos

Postar um comentário

0 Comentários