A cantora, atriz e empresária Preta Gil faleceu neste domingo, 20 de julho de 2025, aos 50 anos, enquanto se encontrava nos Estados Unidos para tratamento experimental contra o câncer colorretal. A confirmação foi publicada pela equipe da artista e amplamente divulgada nos principais veículos de imprensa.
Diagnosticada com adenocarcinoma (câncer de intestino) em janeiro de 2023, Preta iniciou um difícil processo de tratamento que incluiu múltiplas cirurgias extensas — com duração de até 21 horas — e sessões de quimioterapia.
Após um período de remissão, a doença reincidiu, atingindo o peritônio, linfonodos e o ureter, levando-a a buscar terapias avançadas nos EUA.
Ela voltaria ao Brasil
Preta Gil estava a caminho do aeroporto para voltar ao Brasil, neste domingo, quando passou mal e precisou ser levada ao hospital, mas não resistiu.
Trajetória
Preta Gil era filha de Gilberto Gil e de Sandra Gadelha. Nascida em 8 de agosto de 1974, no Rio de Janeiro, ela deixa um legado multifacetado: além de uma sólida carreira musical — com sucessos como “Sinais de Fogo”, “Meu Xodó” e “Vá Se Benzer” — destacou-se como atriz, apresentadora e empresária, com presença marcante em novelas, programas de TV e na gestão da agência Music2Mynd.
Também em agosto de 2024, Preta Gil comemorou o aniversário de 50 anos com uma festa para 700 pessoas num dos armazéns da Zona Portuária do Rio, com shows da banda Psirico e da cantora Ludmilla. Na mesma época, ela lançou a autobiografia, "Preta Gil: os primeiros 50" (Globo Livros), no qual relata a luta contra o câncer e o término do casamento de oito anos com o produtor Rodrigo Godoy, em 2023, após descobrir que ele a tinha traído enquanto ela fazia o tratamento contra o câncer.
Em dezembro, ela passou por uma cirurgia que durou mais de 18 horas para a retirada de tumores espalhados pelo corpo.
Tratamento nos EUA
Em maio de 2025, Preta Gil viajou aos Estados Unidos, onde fez uma consulta no Virginia Cancer Institute, em Washington, para saber se poderia integrar grupos de pacientes que recebem tratamentos inovadores. Em seguida, ela viajou a Nova York para exames no Sloan Kettering Cancer Center, instituição que é referência mundial em tratamento e pesquisa de câncer. Amigos e familiares se revezaram na cidade americana para acompanhar a cantora, que seguia postando parte de sua rotina nas suas redes sociais. "Mais uma dose", escreveu em uma das fotos.
Em participação no no programa "Domingão com Huck", da TV Globo, Preta havia contado sobre a ideia de dar continuidade ao tratamento fora do Brasil. "Sou grata por passar por tudo isso podendo me tratar com dignidade. Entro em uma fase difícil. No Brasil, já fizemos tudo que podíamos, agora a minha chance de cura está no exterior, e é para lá que eu vou", disse, na ocasião.
Vida pessoal
Preta casou com o ator Otávio Muller, pai de seu único filho, Francisco Gadelha Gil Moreira Muller de Sá. O segundo casamento foi com o mergulhador Carlos Henrique de Lima. Entre 2015 e 2023, ela foi casada com o personal trainer Rodrigo Godoy, relação que terminou durante o tratamento contra o câncer.
Preta Gil afirmava-se bissexual, nunca escondeu que tinha tido relações com mulheres, e era uma defensora dos direitos das pessoas LGBTQIA+.
0 Comentários
Poste o seu comentário: