Educação perde a professora e escritora Nelly Carvalho

A professora e escritora Nelly Carvalho faleceu neste sábado (8), no Recife, aos 88 anos. Nelly Carvalho possuía uma vasta carreira na área da comunicação e linguística, com diversos livros publicados, além de integrar a Academia Pernambucana de Letras (APL). 

Recifense, Nelly faleceu no início da madrugada, no Hospital Memorial Star, no bairro da Boa Vista, região central da capital pernambucana, devido a um choque séptico decorrente de broncopneumonia. Ela havia sido hospitalizada horas antes, na noite dessa sexta (7).

Viúva do engenheiro civil e empresário Roberto Caldas Pereira de Carvalho, Nelly deixa quatro filhos - Teresa, Roberto, Ricardo e Sílvia - e seis netos - Bernardo, Raphael, Victor, Filipe, Luana e Alice.

Trajetória

Nelly Carvalho se formou em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em 1956, se tornando mestre e doutora na Universidade Nova de Lisboa, em Portugal.

Também ministrou o curso de Publicidade Comparativa entre Brasil e França na Sorbonne Nouvelle, em Paris.

Em 2014, Nelly ganhou o título de professor emérito da UFPE, sendo a primeira mulher a obter a condecoração.

Aposentada pela UFPE, Nelly Carvalho seguiu na sala de aula, sendo professora dos cursos de Mestrado e Doutorado em Ciências da Linguagem da Universidade Católica (Unicap).

A especialidade dela era a linguística, com ênfase nalexicologia, publicidade e propaganda e história da língua portuguesa.

Com essa ampla bagagem e com quase dez livros publicados, a professora foi eleita para a Academia Pernambucana de Letras, ocupando, desde dezembro de 2015, a cadeira de número 26, antes ocupada pelo romancista Gilvan Lemos.

Escritora, Nelly Carvalho lançou quase dez livros, a maioria voltada para a área da linguística, lexicologia e publicidade. Também foi, por anos, colunista do Jornal do Commercio.

Também integrou o Conselho Editorial da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe). 

Despedida

O velório será neste sábado (8), das 16h às 19h, no Cemitério Morada da Paz, em Paulista, na Região Metropolitana do Recife. Em seguida, haverá a cremação.

Com informações da FPE

Postar um comentário

0 Comentários