Morre o cartunista, médico e jornalista Bione, fundador do jornal 'Papa-Figo'


Morreu na tarde deste sábado (16), o médico psiquiatra, jornalista e fundador do jornal Papa-Figo, Manoel Bione. 

Ele estava internado há 12 dias na UTI de um hospital do Recife em consequência de uma hemorragia no esôfago. Na tarde de ontem, sofreu uma parada cardíaca. O fundador do jornal iria fazer 73 anos no dia 9 de maio.

Ele deixa a esposa Clélia Barqueta e três filhos, Leon de Amorim Bione, Lucas de Amorim Bione e Lara Barqueta Bione.

Natural de Vicência, morou em Timbaúba durante a infância e adolescência. Aos 15 anos, mudou-se para o Recife com a família.

O jornalista, escritor e pesquisador José Teles falou um pouco sobre a trajetória e convivência com Bione.

“Na época da ditadura militar o cartum teve um papel importante. Aqui no Recife surgiu um grupo bem atuante de cartunistas em 1974 e Bione era um deles. Aí por volta de 1976 ou 1977, houve um primeiro papa-figo uma página grande de jornal só de cartunista, acho que era encartado no jornal da cidade, um tabloide semanal. Este papa-figo depois virou também um tabloide, mas só teve um número. Em 80, comecei a publicar uns textos no folhetim humorista, jornalzinho de Lailson que era um folhetim Humorial. Foi quando conheci bione e ral. Em agosto de 84 a gente lançou  o papa-figo que fez muito sucesso. Ele tinha um humor ferino totalmente sem autocensura e iconoclasta. Um cara sempre de bem com a vida”, disse o escritor.

Como jornalista, tem vários trabalhos publicados, como textos e ilustrações em jornais e revistas de todo o Brasil. 

Entre eles, Jornal da Semana, Jornal da Cidade, Jornal do Commercio e Diario de Pernambuco, no Recife; Pasquim, Pasquim 21 e Revista Bundas, no Rio de Janeiro; e Mad, em São Paulo.

Foi fundador, editor, redator e office-boy do jornal Papa-Figo, lançado em 1984. Seu slogan era “Não recebo dinheiro de ninguém para poder falar mal de todo mundo”.


Despedida

O velório será realizado neste domingo (17), no Cemitério Morada da Paz, em Paulista, das 15h às 18h.

Com informações do DP


Postar um comentário

0 Comentários