Internauta reclama de agulha de acesso à pista local na Agamenon Magalhães

Motoristas que trafegam pela Avenida Agamenon Magalhães, na altura do Real Hospital Português, na Ilha do Leite, Região Central do Recife, questionam, diariamente, à Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife - CTTU o porquê da 'agulha' de acesso à pista local, nas imediações do estabelecimento hospitalar, não seguir o padrão da anterior, localizada a cerca de alguns metros antes, em frente à uma agência do Bradesco Prime, com uma proteção em forma de calçada.

O internauta Manoel Justino passa todos os dias pelo local e reclama: "É um verdadeiro absurdo o que ocorre por aqui. Ninguém respeita as faixas zebradas, que delimitam a faixa de rolamento. Todo mundo passa por cima. Dia desses, meu veículo, por pouco não foi atingido por uma van que infringiu as regras. A CTTU sabe disso e, se quer, coloca um agente para inibir essa prática. Quando tem algum guardinha por aqui, é lá na frente, na faixa de pedestres, que não tem necessidade, porque já tem o semáforo. Podiam fazer como ali no Derby, que o canteiro impede esse tipo de infração", desabafou.
 

O que são faixas zebradas?

As faixas zebradas são utilizadas para guiar os fluxos de tráfego nas vias, regulamentando áreas não utilizáveis, isto é, estamos falando de locais proibidos para estacionamento e travessia de automóveis.

É uma zona considerada “morta”, tal qual ocorre com as calçadas da cidade.

Ficam na cor branca quando é para direcionar fluxos nos mesmos sentidos e também proteção de estacionamento, de acordo com as normas do CTB. Porém, ficam na cor amarela quando a mensagem significa sentidos opostos.

O problema é que a falta de sinalização, em algumas regiões, dificulta ao condutor identificar esse tipo de faixa, ou encontrar a informação de que é proibido dirigir por esse espaço.

Penalidades

O artigo 193 do Código de Trânsito Brasileiro - CTB prevê a punição para o condutor que dirigir por essas marcas, ou até mesmo estacionar o carro nelas. 

Nesse último caso, a infração é grave e o veículo removido.

Já para quem trafega por elas, a penalidade é gravíssima, com perda de sete pontos na carteira e multa de R$ 880,41. 

Postar um comentário

0 Comentários