Diabetes Insipidus. Especialista explica tudo sobre essa doença rara

Buscando conscientizar a população sobre as doenças raras, a data 29 de fevereiro foi escolhida para representar o Dia Internacional da Doença Rara. A diabetes insipidus é um exemplo desse grupo de patologias. Considerada uma enfermidade incomum, ela é facilmente confundida com a infecção urinária por conta de o paciente ter uma constante necessidade de urinar. Além disso, é diferente da diabetes comum, que é resultado de altos níveis de açúcar no sangue.

A diabetes insipidus ocorre quando o corpo não consegue regular a maneira como trata os fluidos, sendo causada por uma anomalia hormonal consequente do desequilíbrio de líquidos. Seu surgimento pode ser de origem desconhecida ou genética, também tendo relação com traumas ou doenças autoimunes, e afeta pessoas de qualquer faixa etária. 

O médico Cláudio Duarte, explica que a patologia se manifesta devido à deficiência do hormônio antidiurético, o qual proporciona uma maior absorção de água. "É possível identificar a diabetes insipidus por meio dos sintomas. Eles são: excesso de eliminação de urina à noite, vontade de beber muita água e aumento do volume de urina. Porém, para a confirmação do diagnóstico, são necessárias a avaliação médica e a realização de exames”, afirma.

O profissional ainda alerta que essa doença não tem cura, mas possui tratamento. “Seus sintomas podem ser controlados por meio da aplicação de medicamentos que envolvem o uso diário de hormônios para o equilíbrio do volume da urina”, conclui.

Postar um comentário

0 Comentários