Morreu, neste sábado (23), em sua residência, em Ipojuca, na Grande Recife, o médico e ex-secretário do Governo Eduardo Campos, Antônio Carlos Figueira, aos 63 anos. A informação foi confirmada pelo prefeito de Salgueiro, no Sertão pernambucano, Dr. Marcones Sá (PSB).
Ele lutava contra um câncer, descoberto em 2021, ano em que se submeteu a uma cirurgia para a retirada de um tumor no cérebro.
O procedimento foi realizado no Centro de Oncologia e Hematologia Beneficência Portuguesa, em São Paulo.
Trajetória
Nascido no Recife, em 19 de outubro de 1960, Antonio Carlos dos Santos Figueira era graduado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Tinha pós-graduação em pediatria e mestrado em Saúde Materno Infantil, pela Universidade de Londres.
Era filho do Professor Fernando Figueira, fundador do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira -IMIP e, era especialista em administração hospitalar pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP).
Foi membro da Academia Pernambucana de Medicina, Diretor Acadêmico da Faculdade Pernambucana de Saúde e presidente do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), onde comandou o ambicioso projeto de restauro do Hospital Pedro II
Sua marca como hábil gestor e articulador também se fez presente no setor público.
Figueira foi assessor especial de Miguel Arraes na década de 1980. Já entre 1996 e 1998, no terceiro mandato do então governador, foi secretário adjunto de Saúde.
Em 2011, na segunda gestão do governador Eduardo Campos, voltou a contribuir com o Governo do Estado, permanecendo no comando da Secretaria de Saúde até 2014. Já no Governo Paulo Câmara, foi secretário da Casa Civil (2015-2017) e chefe da Assessoria Especial do Governador (2017-2020). Nesse período, também foi membro do Diretório Estadual do PSB.
Desde 2021, era diretor presidente da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) - instituição que ajudou a idealizar e onde também atuou como acadêmico.
IMIP divulga nota
"É com imenso pesar que o Instituto de Medicina Integral Profº Fernando Figueira-IMIP comunica à sociedade pernambucana o falecimento de Antônio Carlos Figueira, ex-superintendente, ex-presidente, membro do Conselho Consultivo do IMIP e diretor-presidente da Faculdade Pernambucana de Saúde- FPS.
Seguindo o exemplo do seu pai Fernando Figueira, o médico Antônio Carlos Figueira ampliou e consolidou esta instituição que é patrimônio do povo pernambucano, além de ter sido um gestor público em defesa do Sistema Único de Saúde.
Nesse momento de tristeza e de grande saudade, o IMIP transmite condolências aos familiares, amigos, admiradores e comunidade imipiana."
Despedida
O velório será realizado às 8h deste domingo (24), no Imip. O sepultamento será às 15h, no Cemitério de Santo Amaro, Área Central do Recife.
0 Comentários
Poste o seu comentário: