Advogado Ademar Rigueira é internado na UTI do Hospital Esperança

O advogado Ademar Rigueira, 51 anos, deu entrada hoje na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Esperança, na Ilha do Leite, Região Central do Recife.

Rigueira ganhou destaque por sua atuação em diversos casos de corrupção, como a defesa do grupo comandado pelo empresário Sebastião Figueiroa, acusado de desviar fundos (Figueroa segue preso no Cotel, desde omês de novembro).

Ele também é conhecido por sua participação como assistente de acusação no caso do motorista envolvido em um acidente fatal que resultou na morte de três pessoas no bairro da Tamarineira.

Biografia

Filho de médico, ele é natural do Recife, foi aluno do Colégio São Luís e preserva amigos da época. Com alguns conviveu da escola até a Faculdade de Direito do Recife, onde graduou-se em 1988. A admiração pelo direito penal, lembra, o acompanha desde o início do curso. A vontade de estudar com um dos melhores da área o fez atrasar o semestre para ficar na turma do professor Romualdo Marques.

Ademar deu os primeiros passos no direito criminal quando estagiou no Gabinete da Assessoria Jurídica Organizações Populares (Gajop) e atuou na área de Direitos Humanos. 

Apesar do estilo discreto e reservado, Rigueira é um personagem que não passa despercebido. O ar sério e a altura (2,04 metros) intimidam o interlocutor no primeiro contato. 

Quando era presidente da OAB-PE (2001-2003), por exemplo, recordou que uma secretária confidenciou que ele era temido pelos funcionários. “No dia seguinte, parecia ascensorista. Sai dando bom dia para todo mundo, apertando a mão”, brincou, em entrevista a um jornal local, há uns anos.

Ele é membro da Academia Pernambucana de Letras Jurídicas;  do Instituto dos Advogados do Brasil e, já publicou diversos artigos nas áreas do Direito Penal e Processo Penal.

É também autor do livro “Do alto da Tribuna”.

Quadro clínico

Segundo o jornalista Ricardo Antunes, o advogado está bem.

Ele deve deixar a UTI amanhã (16) e passar o final de semana em sua residência.

Com informações do Blog do Ricardo Antunes
Atualizada às 18h32

Postar um comentário

0 Comentários