Internauta denuncia papa-metralha no meio de ciclovia, no Prado

A regulamentação do uso e do espaço ocupado pelas caçambas estacionárias - mais conhecidas como papa-metralhas - existe há 25 anos no Recife, mas o uso errado faz dos depósitos um empecilho à mobilidade. Dados apresentados pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), indicam que  hoje existem cerca de 2 mil caçambas na cidade. Em várias ruas do Recife, é corriqueiro se observar esse desrespeito.

Segundo a Lei Municipal 16.377/98 e o Decreto Municipal 18.082/98, as caçambas só podem ser empregadas para acondicionamento de resíduos da construção civil, restos de poda e volumosos (mobiliários, por exemplo), dentro das obras.

Também não devem impedir o trânsito de pedestres nas calçadas ou ficar em estacionamento proibido.

Denúncia

O internauta Fernando Almeida enviou denúncia sobre um papa-metralha na Rua Carlos Gomes, no bairro do Prado, Zona Oeste do Recife, que, há pelo menos dez dias impede a passagem dos ciclistas pela faixa destinada ao seu tráfego. O equipamento, da empresa Loquipe, está sendo utilizado para as obras de construção do supermercado Mix Mateus.

 “A caçamba ocupa praticamente as duas faixas da ciclovia. Se desviarmos dela, pela faixa de rolamento dos carros, podemos ser atingidos. E outra coisa, se fazemos uma obra em nossa residência, e colocarmos um papa-metralha no meio da rua, no mesmo dia, vem um fiscal da Prefeitura e nos multa, com empresa grande, o tratamento é diferente?”, questiona, Almeida. 

O que diz a Emlurb

Nossa reportagem entrou em contato com a Emlurb, porém ainda não recebeu retorno. 

Postar um comentário

0 Comentários