Morre Sebastião Orlando, ex-presidente do Clube Náutico Capibaribe

Faleceu no início da tarde desta segunda-feira (17), aos 93 anos, Sebastião Orlando, ex-diretor do Clube Náutico Capibaribe. Ele foi um dos responsáveis pelo elenco campeão Pernambucano em 1974.

A causa da morte não foi divulgada.

“Hexa é Luxo”

Pouca gente sabe, mas o famoso bordão do Náutico não surgiu após o título pernambucano em 1968, quando o time conquistou o sexto título estadual seguido.

A expressão histórica, esfregada na cara dos rivais há 42 anos, foi dita pela primeira vez na noite de 11 de dezembro de 1974, nos Aflitos.

No calor de mais um título pernambucano. Lima marcara o gol daquela conquista, a última do Timbu em seu estádio, acabando com a sequência tricolor, então pentacampeão. A frase tem crédito conhecido. Mérito de Sebastião Orlando, então diretor de futebol e apontando como um dos responsáveis pela montagem do time com Jorge Mendonça, Vasconcelos, Neneca e Juca Show.


Ele assistiu ao Clássico das Emoções nas cadeiras.

Embriagado de felicidade, ele desceu das tribunas até o vestiário, já em plena comemoração com a taça de prata. Logo na entrada ele foi abordado por um alvirrubro. Mandou na lata: “Hexa é luxo. Tem quem pode!

Ele não tinha dimensão do que havia criado…

A frase “pegou” na hora. 

Com o tempo, a segunda frase caiu em desuso. Já a primeira ganhou até uma iluminação especial na tombada sede em Rosa e Silva.


Nota de Pesar

O Clube Náutico Capibaribe, através de suas redes sociais, emitiu nota de pesar pela morte de Sebastião Orlando.

"Um dos maiores nomes da nossa história nos deixou nesta segunda-feira (17). Sebastião Orlando, que foi diretor de futebol na década de 1970, faleceu aos 93 anos. Sebastião foi um dos responsáveis pela montagem do histórico elenco campeão em 1974. O seu legado de amor e dedicação pelo Náutico transcende gerações. Em sinal de respeito, nossa bandeira ficará hasteada a meio mastro por três dias. Nossos sentimentos aos amigos e familiares neste momento tão difícil."

Despedida

O velório do ex-dirigente alvirrubro terá início às 8h desta terça-feira (18), no Cemitério Morada da Paz, em Paulista, Região Metropolitana do Recife, onde, às 14h, ocorrerá a cremação.

Por Gabriel Diniz
Com informações de Cássio Zirpolli


Postar um comentário

1 Comentários

Muito lamentável. Meu querido amigo Sebastião Orlando do Nascimento nos deixou. Seu nome, com certeza, estará cravado na história do Clube Náutico Capibaribe, na qualidade de um arrojado Diretor de Futebol, em prol de um invejável elenco de ouro, a exemplo dos seus atletas Neneca, Luiz Fernabdo, Beliato, Sidcleu, João Paulo, França, Drailton, Borges, Betinho, Miguel, Pedro Omar, Toninho Vanusa, Juca Show, Vasconcelos, Jorge Mendonça, Dedeu, Paraguaio e Lima, entre outros notáveis, sob o comando do técnico Orlando Fantoni e seus auxiliares Marcos Soares, Cel. Alves os médicos Romeu Krause e Romualdo Veras, e o massagista Miro. Eu tive o previlégio de acompanhar e participar de toda essa maravilhosa cena futebolistica, dentro e fora dos gramados. Viva Sebastião Orlando!!! (Jota Michiles)