Nova técnica de tratamento para Hiperplasia Benigna da próstata

Minimamente invasivo e sem cortes, o HoLEP, Enucleação da Próstata por Laser Holmium, é novidade no Brasil. O procedimento, que é realizado pelo canal da uretra (canal que conduz a urina), é considerado um dos mais modernos do mundo para tratamento cirúrgico de Hiperplasia Prostática Benigna, mais conhecida por aumento benigno da próstata. Entre as vantagens, está a diminuição de sangramento e a recuperação mais rápida do paciente.

Aproximadamente 50% dos homens acima dos 50 anos irão apresentar sintomas da Hiperplasia Prostática Benigna (HPB). Trata-se do tumor não cancerígeno mais comum na população masculina, o qual acaba reduzindo o calibre da uretra prostática, dificultando o escoamento da urina.

A técnica HoLEP tem chamado a atenção de urologistas e pacientes. No Norte e Nordeste, o pioneiro no método é o urologista pernambucano Luiz Henrique Araújo. O profissional trouxe a novidade de Indianápolis, nos Estados Unidos, e se tornou referência no assunto, com direito a aula ministrada sobre o tema no Congresso Paulista de Urologia, esse mês de setembro. Foi o primeiro nordestino a falar do assunto no maior evento da América Latina do segmento.

“O HoLEP permite o tratamento simultâneo de cálculos eventualmente presentes na bexiga. Excelentes resultados no curto e longo prazos, ao permitir a retirada completa do adenoma prostático, tornando a possibilidade de nova operação praticamente nula. Atualmente a técnica é recomendada pelos principais guias urológicos internacionais”, explicou Luiz Henrique.

No HoLEP, a cirurgia é totalmente realizada através da uretra. O cirurgião faz um corte com o laser na área da próstata que sofreu aumento, obtendo precisão e ausência de sangramento - prática essa impossível de ser realizada com outras técnicas. Ao final da enucleação, o material é enviado ao patologista para análise, afastando-se assim a presença de câncer de próstata.

Mais vantagens do HoLEP:

- Ausência de corte, pois o tratamento é totalmente feito pela uretra (canal que conduz a urina para fora do corpo);
- É adequado para qualquer tamanho de próstata;
- Mínimo sangramento;
- Remoção precoce da sonda e alta de 90% dos pacientes em 24 horas;
- Possibilita que seja feita análise do material (biópsia)

Postar um comentário

0 Comentários