Com a promessa de entregar alimentos fritos sem óleo, a fritadeira elétrica —também conhecida como "air fryer"— passou a ser a escolha para uma alimentação mais saudável. Mas você já ouviu falar que os alimentos preparados com esse eletrodoméstico causam câncer?
Dizem que a comida preparada na air fryer fica com acrilamida, substância que teria potencial de causar câncer. Mas será que é verdade? A biocientista Laura Marise, desvenda esse mito.
Para começar, é bom explicar que a fritadeira sem óleo nada mais é que um forno elétrico que aquece por convecção —ou seja, pelo movimento do ar. Ela aquece o ar e a faz girar bem rápido. Na prática, é quase a mesma coisa que um forno elétrico normal. E como aparece essa tal de acrilamida? Ela é usada na indústria, na pesquisa científica e no tratamento de água, mas também é gerada naturalmente no cozimento de alguns alimentos em alta temperatura. Ou seja, ela aparece em qualquer alimento que fica com aquele aspecto dourado quando frito e não depende do método de cozimento. "Nas quantidades que a gente come, não tem evidência nenhuma que mostre que ela causa câncer", explica Marise.
Com informações do Tilt
0 Comentários
Poste o seu comentário: