Perdemos Dr. João Alixandre Neto


Faleceu na tarde desta segunda-feira (22), aos 75 anos, o médico e cônsul honorário da Eslováquia no Recife, João Alixandre Neto. 

Ele, que estava tratando um problema de saúde, sentiu-se mal, pela manhã, sendo socorrido para o Hospital Memorial São José, na Ilha do Leite, onde recebeu os primeiros socorros, porém, não resistiu. 

Dr. João completaria 76 anos no próximo dia 05 de dezembro.

SEU SONHO ERA SALVAR VIDAS

Nascido em Calumbi, Pajeú Pernambucano, João Alixandre arriscou-se pelo Mundo e, na Universidade de Comênio, na Eslováquia (antiga Tchecoslováquia), realizou seu maior sonho: se formar em Medicina e salvar vidas.

Ao retornar ao Brasil, fez especialização em Pediatria no Instituto Materno Infantil - IMIP, à época dirigido pelo médico Fernando Figueira. 


Pós-graduado em Administração e Serviços de Saúde Pública – Pediatria Social, pela Universidade Del Nino, no Panamá, ocupou diversos cargos públicos. 

Foi Secretário Executivo de Saúde de Pernambuco, Secretário de Saúde Adjunto do Recife, de Jaboatão dos Guararapes, de Amaraji, de Petrolândia e de Gravatá. Nas grandes emergências do Estado, também destacou-se como diretor do próprio IMIP, do Hospital Regional de Palmares e do Hospital da Restauração. Foi diretor Executivo de Controle e Avaliação do SUS e diretor médico da Fundação Altino Ventura (foto abaixo), sendo reconhecido tanto como gestor, quanto um ser humano de coração generoso.


Sempre na ativa, atualmente era plantonista em diversos hospitais da Região Metropolitana e exercia o cargo de Cônsul Honorário da República Eslovaca, no Recife.

Deixa a esposa Maria e os filhos, de seu primeiro casamento, Joanna, Igor e Víctor, além de um legado de amigos e importantes ações na estruturação do Sistema Único de Saúde - SUS, tanto no Estado, quanto no País.


ÚLTIMA APARIÇÃO PÚBLICA

Em sua última aparição pública (foto acima), ocorrida na quinta-feira (18), Dr. João participou do programa ''Debate na Nova'', na TV Nova Nordeste, com o apresentador Pedro Paulo. Lá, na condição de Cônsul da Eslováquia, falou, durante uma hora, sobre bolsas de estudo e intercâmbio de alunos brasileiros com o país o qual representava.

ADEUS

O velório acontece a partir das 10h desta terça-feira (23), no Cemitério Morada da Paz, em Paulista, Região Metropolitana do Recife, onde, às 16h, acontecerá a cremação.

Por Gabriel Diniz com informações do JC
Atualizada em 23/11/2021 - 12h

Postar um comentário

0 Comentários