Cruzeiro do Alto da Sé, em Olinda, amanhece depredado

Um cruzeiro localizado no Alto da Sé, no Sítio histórico de Olinda, foi destruído durante madrugada deste sábado (8). Um boletim de ocorrência foi registrado e o vândalo foi identificado no momento da ação. 

A guarda municipal foi acionada para o local no momento do vandalismo. Segundo informações do secretário de Patrimônio de Olinda, João Luiz, o homem escalou o monumento secular, e ao tentar descer, caiu e se acidentou.

O suspeito quebrou a perna e foi encaminhado para o hospital Miguel Arraes, onde precisará realizar uma cirurgia. Por está hospitalizado, o vândalo não foi preso em flagrante.  

O cruzeiro é tombado pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o Iphan e por isso, as investigações ficarão a cargo da Polícia Federal. A prefeitura de Olinda encaminhou um pedido à Secretaria de Defesa Social (SDS) para obter as imagens do local no momento do vandalismo. 

A Venerável Irmandade do Santíssimo Sacramento da Matriz de Santo Antônio, como entidade ligada a Igreja, e defensora  de seu patrimônio e tradições, divulgou nota lamentando o ocorrido, solicitando a restauração da peça. A nota também pede que os organismos governamentais invistam em projetos educativos que busquem dentre outras coisas, incentivar o respeito e a preservação de nossos bens histórico-culturais. 

Com informações do DP.

Postar um comentário

0 Comentários