Colar desenvolvido pela Nasa ajuda no combate à Covid-19


A Nasa, agência espacial norte-americana, desenvolveu um colar que vibra quando a pessoa que o está usando leva a mão ao rosto. O intuito do dispositivo é reduzir os riscos de contaminação pelo novo coronavírus.

Uma das principais recomendações das autoridades de saúde para frear a disseminação da covid-19 é evitar tocar o rosto. Por isso, o dispositivo, batizado de Pulse, emite vibrações quando o usuário movimenta as mãos em direção à face. A agência adverte, contudo, que o uso do colar não deve substitui as outras recomendações — como o uso de máscaras, a lavagem constante das mãos e o respeito ao distanciamento social.

O Pulse foi desenvolvido por uma equipe de três funcionários do Jet Propulsion Laboratory, um centro tecnológico na Califórnia onde são desenvolvidas sondas espaciais. A Nasa liberou, em arquivos de código aberto, a lista de peças, os arquivos para a construção delas e as instruções de montagem do colar.

"O Pulse é uma tecnologia simples e acessível que pode ser facilmente reproduzida por qualquer pessoa, independentemente do nível de experiência", diz a agência. "Esperamos que pessoas ou empresas repliquem, refinem ou aprimorem o Pulse e torne sua distribuição mais fácil", acrescenta.

Do Correio Braziliense

Postar um comentário

1 Comentários