Morre o vereador Carlos Gueiros


O vereador do Recife Carlos Gueiros (PSB), de 78 anos, morreu neste domingo (24) após complicações cardíacas resultantes da insuficiência da válvula mitral. Ele estava internado na Beneficência Portuguesa de São Paulo (SP). A morte foi constatada pela equipe médica no fim da manhã.

Carlos Gueiros deixa esposa, três filhos e sete netos. A Câmara do Recife decretou luto pelo falecimento do socialista. O velório será realizado na Catedral da Reconciliação (Recon), no bairro da Imbiribeira, na Zona Sul do Recife. Ainda não foram divulgadas informações a respeito do traslado do corpo para o Recife.

A Câmara Municipal do Recife suspendeu todas as atividades parlamentares da segunda-feira (25) e decretou luto oficial de três dias.

Trajetória do vereador

Eleito pela primeira vez em 1992, Carlos Gueiros exercia seu sétimo mandato consecutivo como vereador do Recife. Empresário do setor de transportes e com formação em contabilidade e administração de empresas, o vereador presidiu durante seis anos consecutivos a Comissão de Redação da Câmara.

Durante 12 anos, exerceu a presidência da Comissão Permanente de Finanças e Orçamento, sendo, também, o vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente, Transporte e Trânsito. Atualmente, além de vice-presidente da Comissão Executiva do Poder Legislativo, Carlos Gueiros era, também, presidente da comissão de Desenvolvimento Econômico.

No Executivo Municipal, ocupou por 15 meses a Secretaria de Habitação da Prefeitura do Recife. Era casado desde 1963 com Magaly Monteiro Gueiros, com quem teve três filhos e sete netos.


Notas de pesar

Por meio de nota, o prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), lamentou o falecimento de Carlos Gueiros, a quem chamou de amigo. "Gueiros era praticamente sinônimo de vereança. Com sete mandatos, era o decano da Casa de José Mariano e um profundo conhecedor do legislativo municipal e defensor do municipalismo. Carlos Gueiros dedicou sua vida ao Recife, deixo meu abraço e votos sinceros de profundo pesar à sua família."

Também através de nota, o presidente da Câmara, vereador Eduardo Marques (PSB), afirmou que perde um companheiro de quase três décadas de convívio e uma referência de homem público que sempre se pautou pela ética, moralidade e amor pelo Recife.

"Pessoalmente, perco um companheiro com o qual convivi nos últimos 27 anos. Um parlamentar sempre pronto a ajudar e guiar nos caminhos do Legislativo. À família deixo os mais profundos sentimentos. Que possam encontrar em Deus o conforto para esse momento tão duro”, diz o comunicado.

O vereador e ex-prefeito do Recife, João da Costa (PT), também se pronunciou. “Quero prestar minha solidariedade a todos que conviveram com Gueiros. Embora tivéssemos posições políticas antagônicas, construímos uma relação pautada pelo respeito mútuo e pelo bem-estar de nossa população. Desejo que Deus dê conforto aos seus familiares e amigos", disse, por meio de nota.

A vereadora Goretti Queiroz (PSC) destacou o exemplo de parlamentar que foi Carlos Gueiros:  "Ele conseguiu, em seu tempo de atuação na Câmara do Recife, várias melhorias para a capital pernambucana deixando seu legado e ensinamento para todos nós. Que Deus te receba!", lamentou. 

O líder da oposição na Câmara do Recife, vereador Renato Antunes (PSC), também emitiu um comunicado. "Com imensa tristeza recebi a notícia do falecimento do vereador Carlos Gueiros. Decano da Casa, Gueiros era sinônimo de conhecimento e sabedoria. Mais do que isso, sempre foi um defensor do legislativo, da autonomia e independência da Casa. Tive alegria de conviver com ele neste meu primeiro mandato. Que Deus conforte o coração da família e amigos."

Com informações do G1

Postar um comentário

0 Comentários