[VÍDEO] Falha de controladores de voo quase causa colisão em Fernando de Noronha


Uma possível falha cometida por controladores de voo quase causou um acidente aéreo envolvendo dois aviões na manhã deste domingo (17) no Aeroporto de Fernando de Noronha, distante a 337 milhas do Recife.

Um avião da empresa Azul teve sua decolagem autorizada, no mesmo instante, que outro avião, da empresa Gol, também teve sua aterrissagem concebida.


O erro foi percebido visualmente pelo piloto da empresa Gol, que arremeteu, segundos antes de uma possível colisão. 

O Comando da Aeronáutica (COMAER) emitiu nota na qual diz que, apesar de parecer perigosa, a manobra está “dentro dos padrões de segurança das regras de tráfego aéreo”.

“Importante esclarecer que o serviço de tráfego aéreo prestado no local é o de Serviço de Informação de voo. Nessa modalidade, o operador de estação aeronáutica fornece às aeronaves todas as informações necessárias à operação segura, a fim de que o piloto decida, em qualquer fase, qual o procedimento será utilizado e, inclusive, em qual pista vai realizar a decolagem ou o pouso. As aeronaves estavam em coordenação via rádio e não houve risco nenhum aos envolvidos no caso”, declarou o COMAER.

Postar um comentário

0 Comentários