Morre a soprano espanhola Montserrat Caballé



A soprano espanhola Montserrat Caballé morreu na madrugada deste sábado (6) no Hospital Sant Pau, em Barcelona. Caballé, que tinha de 85 anos, estava internada desde setembro devido a um problema na vesícula. A causa da morte não foi divulgada.

O velório será realizado a partir das 14h de domingo no Funeral de les Corts e o funeral, na segunda, segundo o jornal espanhol El País.

Caballé vinha tendo problemas de saúde nos últimos anos. Em outubro de 2012, sofreu um acidente vascular cerebral durante uma atuação na Rússia. Ao cair inconsciente, ela fraturou o úmero. E a saúde não foi a única fonte de desgosto nos últimos anos de vida da cantora. Em dezembro de 2015, ela foi condenada a seis meses de prisão e a pagar uma multa de quase 250 mil euros por evasão fiscal.

A soprano estreou profissionalmente em 1956, fez mais de 4 mil apresentações e era uma das últimas grandes divas da ópera.

Considerada por muitos críticos como a melhor soprano do século 20, Caballé ganhou um Grammy e o Príncipe das Astúrias das Artes, a mais alta distinção concedida na Espanha, em 1991.

Caballé dividiu o palco com todos os grandes artistas e disse na mesma entrevista ao jornal espanhol ter uma química especial com três deles: Pavarotti, Plácido Domingo e José Carreras.

"Quando Manon Lescaut cantou com Plácido Domingo, que foi maravilhoso, ele me disse que descobriu um novo mundo cantando comigo e aconteceu a mesma coisa comigo. Com José Carreras eu tive um relacionamento muito especial, ficamos encantados ouvindo um ao outro. E, com Luciano Pavarotti, era como um pai", afirmou a soprano.

Outro destaque de sua trajetória foi a interpretação, ao lado de Freddie Mercury, da canção Barcelona, hit de 1987. Após a morte de Mercury, a canção foi tema da abertura dos Jogos Olímpicos de 1992.


Repercussão

Vozes do mundo da política e da cultura lamentara a morte de Caballé. O chefe do governo espanhol, Pedro Sánchez, classificou a perda de uma "triste notícia". "Morreu uma grande embaixadora do nosso país, uma soprano de ópera reconhecida internacionalmente. Montserrat Caballé, sua voz e sua doçura permanecerão sempre conosco", escreveu no Twitter.

O rei da Espanha, Felipe 6º, expressou suas condolências pela morte da soprano. Caballé foi "a grande dama da ópera, uma lenda da cultura universal, a melhor entre os melhores", disse o monarca por meio de sua conta oficial no Twitter. "Sua personalidade e sua voz inigualável vão nos acompanhar para sempre."

O Teatro do Liceu de Barcelona, onde Caballé atuou mais de 200 vezes, também se manifestou, lamentando a morte "de uma das sopranos mais importantes da história".

"De todas as sopranos que escutei ao vivo em teatros, nunca escutei ninguém cantar como Caballé", disse o tenor espanhol José Carreras em entrevista radiofônica concedida neste sábado.

Do G1

Postar um comentário

0 Comentários