Corinthians desiste de jogador do Sport acusado de agredir ex-namorada


O Corinthians desistiu nesta quinta-feira de contratar o atacante Juninho do Sport por conta da repercussão negativa em torno da negociação. O jogador responde desde o fim do ano passado a um processo por agressão, ameaça e injúria contra a ex-namorada.

O anúncio foi feito em nota oficial assinada por Andrés Sanchez, presidente do clube, horas após a chegada de Juninho a São Paulo:

– Considerando as inúmeras manifestações de torcedoras e torcedores contrários à eventual contratação de Juninho, informamos que ele não fará parte de nosso quadro de funcionários. O momento exige que o congraçamento de mentes em torno da causa feminista se sobreponha a quaisquer outras considerações – diz trecho do comunicado (leia a íntegra abaixo e também a posição do Sport).

A desistência do Corinthians foi comunicada horas depois de Juninho chegar a São Paulo para fechar com o Timão. Em entrevista, ele negou ter cometido os crimes dos quais é acusado.

Desde terça-feira, quando houve o acerto verbal entre as partes, torcedores do Timão usaram as redes sociais para exigir que o clube não contratasse Juninho. Eles argumentam que isso seria uma contradição de um clube que se diz empenhado em campanhas contra o machismo e a misoginia.

Horas antes de a negociação vir a público, ainda na terça, o Corinthians tinha postado nas redes sociais uma lembrança pelos 12 anos da Lei Maria da Penha, que combate a violência contra a mulher.

Juninho ganhou espaço no Sport em 2016. No ano passado, o atacante chegou a fazer 28 jogos com a camisa do time pernambucano, marcando seis gols. Porém, no início na temporada atual, ele foi afastado por indisciplina, além de não ter conseguido recuperar a forma física após se reapresentar 5 quilos acima do peso. No Ceará, a passagem foi curta, cinco jogos, todos saindo do banco de reservas. O motivo: descuidos com a forma física e problemas disciplinares.

Entenda o caso

Juninho foi acusado de agredir a ex-namorada, com quem teve uma relação por cinco meses. Uma das agressões teria acontecido no mês de setembro do ano passado. No dia 6 de outubro, a vítima, que até então tinha 20 anos, teria solicitado medidas protetivas para que ele se mantivesse afastado e chegou a mostrar mensagens do jogador em redes sociais. Em entrevista em 2017, a vítima detalhou o que teria acontecido.

– Quando chegamos no apartamento, assim que descemos, eu disse que não dormiria com ele. Que apenas conversaria e iria embora. Foi quando ele me deu o primeiro tapa no rosto e as câmeras do prédio filmaram. Quando subimos, ele me trancou dentro do quarto e foi quando começou tudo. Que eu era obrigada a ficar com ele, porque, se eu saísse de lá, eu iria acabar com a carreira dele, porque todo mundo no clube já sabia que ele tinha me agredido. Quando falei que iria embora, ele levantou procurando uma faca, porque disse que teria que me matar, porque quando eu fosse embora, saberia que eu chamaria a polícia pelas agressões que ele fez. Deu murros no meu rosto, puxou o meu cabelo... E disse que teria que me matar para poder proteger a carreira dele.

Confira abaixo a nota oficial do Corinthians na íntegra:
"Ao entabular negociações com o atleta Juninho, o Corinthians visava não só atrair um promissor talento futebolístico, mas também encetar um processo de ressocialização dele. Sabedor de antecedentes desabonadores no seu passado, acreditamos que um jovem devidamente orientado teria condições de mudar de banda e, em vez de frequentar o grupo dos que tratam como corriqueira a agressão à mulher, pudesse se tornar um exemplo de evolução moral.
Ou seja, o episódio deveria representar um passo avante naquela que é bandeira sagrada do Timão: lutar contra qualquer forma de discriminação, abominar a violência, aliar-se aos mais fracos. Entretanto, considerando as inúmeras manifestações de torcedoras e torcedores contrários à eventual contratação de Juninho, informamos que ele não fará parte de nosso quadro de funcionários. O momento exige que o congraçamento de mentes em torno da causa feminista se sobreponha a quaisquer outras considerações.
Ademais, estaremos aumentando a importância do enfrentamento pelo Corinthians de um tema sensível como esse em um ambiente sabidamente machista como o futebol. Atuaremos no sentido de difundir por todas as instâncias do Clube essa doutrina para evitar ocorrências como essa e formaremos parcerias com instituições que também cuidem da ressocialização dos agressores homens para que a violência contra a mulher acabe no Brasil."
Confira a posição do Sport, clube de Juninho:
Juninho rescindiu contrato com o Ceará porque recebeu proposta do Corinthians. Esse documento chegou por escrito pra gente, dizendo que o atleta iria para a base por empréstimo e, se o comportamento aprovasse, seria contratado em definitivo. Agora será um imbróglio jurídico entre o jogador e o Corinthians. O Sport não se envolve nessa questão porque o jogador saiu daqui em função de uma proposta oficial.
Guilherme Beltrão, vice de futebol

Da Globo.com

Postar um comentário

0 Comentários