Surto de conjuntivite no Recife



Março acabou de chegar e com ele, os números de algumas doenças virais aumentaram. Como é o caso da conjuntivite viral, que está atingindo a população recifense. A doença consiste numa infecção da conjuntiva, membrana transparente que cobre o globo ocular e a parte interna da pálpebra, por meio de um vírus, bactéria ou fungo. 

A procura por atendimento emergencial nas urgências da cidade, por pessoas que apresentam quadro de conjuntivite tem aumentado nas últimas semanas. As mudanças climáticas acontecidas no período faz com que haja instabilidade na imunidade.

A conjuntivite é uma doença que não tem alta complexidade e tem rápido tempo de recuperação. Apesar do surto, as equipes do Sistema Único de Saúde estão preparadas para o atendimento da população que apresentar os sintomas da doença.

Alguns dos sintomas mais comuns da infecção são:

1) Olhos vermelhos
2) Fotofobia (sensibilidade profunda à luz)
3) Edema na pálpebra
4) Inchaço do olho
5) Lacrimejamento
6) Sensação de areia no globo ocular

Quem sentir algum desses indícios deve evitar tocar no olho, manter as mãos sempre limpas e utilizar somente lenços descartáveis, ao invés dos de pano a fim de evitar outros organismos nocivos de entrarem em contato com o olho. A doença viral pode deixar a membrana conjuntiva mais suscetível a infecções bacterianas e fúngicas, que agravam o caso. 

Como a doença é altamente contagiosa, é necessário cuidados para se prevenir contra o vírus: evitar lugares com muitas pessoas, não compartilhar fronha, colcha de cama, toalhas e óculos com pessoas doentes, higienizar as mãos com álcool em gel ou com água e sabão sempre que sair de transportes coletivos, academias e piscinas compartilhadas.

Postar um comentário

0 Comentários