Campanha busca conscientizar sobre igualdade e respeito às diferenças


Crianças e adolescentes com síndrome de Down, cujo Dia Internacional ocorre nesta quarta (21), e autismo participaram de um ensaio fotográfico que busca promover a inclusão social e a igualdade. As imagens foram distribuídas em ônibus que circulam no Grande Recife e em outdoors espalhados pelas ruas da região através de uma campanha que visa chamar atenção para o respeito às diferenças.

Ao todo, 42 crianças e jovens participaram do ensaio. Entre elas, Maria Flor, que só precisou entrar no estúdio fotográfico para se sentir completamente à vontade em frente às câmeras. Ela tem autismo, um transtorno caracterizado pela dificuldade de interação social e problemas na comunicação.

"É um momento de superação para eles, porque cada pessoa autista tem uma dificuldade de socializar. Encontrar-se com pessoas que não são do convívio deles e se permitir participar dessa proposta grandiosa é uma vitória. O que dificulta não é ter filhos diferentes, é a falta de respeito, a falta de uma sociedade igualitária, a falta de inclusão. Elas precisam ser vistas como pessoas únicas, capazes e que precisam ser respeitadas", diz Ana Paula Leão, mãe de Maria Flor.


A campanha foi idealizada pelo grupo Super Mães, que acompanha pessoas com autismo, em parceria com a Associação de Pais e Amigos do Down (Aspad). As fotos estão acompanhadas pela mensagem "com respeito, construímos igualdade".

"Eles estavam eufóricos, se sentindo felizes e valorizados. Sabendo que estavam numa causa que é tudo que se deseja, que é em prol da igualdade e dos direitos que toda criança e adolescente tem que ter", ressalta Carol Mayer, fotógrafa responsável pelo ensaio.

Da Globo.Com/PE

Postar um comentário

0 Comentários