Obra da Compesa interrompe abastecimento em mais de 50 bairros no Recife e RMR



Para executar uma série de intervenções que permitirá aumentar em 10% a produção de água por meio do Sistema Tapacurá, o segundo maior da Região Metropolitana do Recife (RMR), a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) programou uma paralisação desse sistema, a partir das 20h desta quinta-feira (20) até às 20h do sábado (21). Isso significa que, no período de 48 horas, as áreas atendidas por Tapacurá no município de Jaboatão dos Guararapes, toda a cidade de Camaragibe e a parte central do Recife terão o abastecimento de água suspenso. A paralisação é necessária para que a Compesa realize serviços nas unidades operacionais de Tapacurá, como estações elevatórias de água bruta e a Estação de Tratamento de Água (ETA) Castelo Branco, ações de desobstrução dos canais de captação e reparos em adutoras, além de uma manutenção preventiva em todo sistema.

A companhia lança mão dessa estratégia para garantir um melhor abastecimento durante o verão, quando se costuma aumentar o consumo de água em função das altas temperaturas. Tapacurá responde hoje pelo abastecimento de água de 25% da população da RMR. “Mais de 40 profissionais trabalharão para realizar os serviços planejados no sistema, como uma manutenção em uma adutora de concreto, de 1. 600 milímetros de diâmetro. A companhia também vai aproveitar a parada de Tapacurá para substituir um trecho de 100 metros de uma adutora (800 milímetros de diâmetro) pertencente ao Sistema Duas Unas, em Jaboatão dos Guararapes, que opera de forma integrada ao Sistema Tapacurá”, informa o gerente de Produção da Compesa, Euris Oliveira.


O período de 48 horas de paralisação do Sistema Tapacurá decorre da necessidade de esvaziamento e posterior enchimento das adutoras de água bruta como também das grandes tubulações que transportam água tratada, que são as linhas dos Grandes Anéis de Distribuição do Recife. Esses procedimentos são essenciais antes e após a realização dos serviços. A regularização do abastecimento ocorrerá de acordo com o calendário de distribuição (áreas que recebem água em regime de rodízio).

Informações: 0800 081 0195.

Postar um comentário

0 Comentários