Pernambuco perde o médico e professor José Eulálio Cabral Filho

Faleceu, nesta segunda-feira (05), no Recife, aos 87 anos, o médico e professor José Eulálio Cabral Filho, referência nacional na área da saúde e da pesquisa científica. Reconhecido por sua trajetória acadêmica e contribuição à medicina integral, ele teve atuação marcante na formação de profissionais e no desenvolvimento de estudos voltados à saúde materno-infantil. A causa da morte não foi informada.

Trajetória

José Eulálio Cabral Filho era graduado em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco e em Filosofia pela Universidade Católica de Pernambuco. Possuía mestrado em Ciências (Fisiologia Geral) pela Universidade de São Paulo, doutorado em Farmacologia pela Universidade Federal de São Paulo e realizou pós-doutorado no Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos.

Professor titular do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP), também atuava no Doutorado em Medicina Integral, lecionando Epistemologia e Filosofia das Ciências da Saúde.

Foi consultor na integração da metodologia científica com fundamentos filosóficos da saúde, coordenador de pesquisas sobre atividade motora em crianças pré-termo assistidas pelo método Mãe Canguru e editor executivo da Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil.

Sua produção científica concentrou-se em temas como desnutrição, crescimento infantil, desenvolvimento do sistema nervoso e sistema de transmissão serotoninérgico. 

Despedida

O corpo de José Eulálio Cabral Filho será velado a partir das 8h, desta terça-feira (06) no Cemitério de Santo Amaro, na Região Central do Recife, onde, às 16h, haverá seu sepultamento.

Por Gabriel Diniz

Postar um comentário

0 Comentários