Novo exame de próstata, pela urina, dá diagnóstico em 20 minutos

Cientistas médicos coreanos empregaram o aprendizado de IA para criar um novo exame de câncer de próstata com quase 100% de precisão.

A descoberta, que é uma simples tira de urina, provavelmente revolucionará os testes, pois os métodos existentes não apenas são imprecisos, mas podem resultar em diagnóstico equivocado e exigir biópsias invasivas.

O método atual é um teste de PSA, que significa “antígeno específico da próstata”, e que testa os níveis dessa proteína específica no sangue. Este teste pode ter uma taxa de diagnóstico incorreto de até 80%.

Isso ocorre porque o PSA é produzido a partir de células cancerígenas e não cancerígenas da próstata, e mesmo se o teste detectar PSA cancerígeno, há o risco de diagnosticar tumores que nunca produziriam sintomas durante a vida, de acordo com a Clínica Mayo.

Além disso, outras condições, como inflamação da próstata, infecção ou aumento da próstata, também podem enganar um teste de PSA padrão, levando à prescrição de uma biópsia invasiva que pode causar sangramento e dor.

Projetado no Instituto de Ciência e Tecnologia da Coreia, o avanço, liderado pelo cientista-chefe Dr. Kwan Hyi Lee, criou uma tira de teste de urina contendo um biossensor ultrassensível baseado em sinal elétrico e introduziu a análise de IA para quantificar os valores de quatro próstatas separadas fatores de câncer.

A IA então usa um algoritmo para determinar se eles resultam ou não em câncer. Este processo levou a uma taxa de precisão superior a 99% em 76 testes diferentes.

“Para pacientes que precisam de cirurgia e / ou tratamentos, o câncer será diagnosticado com alta precisão usando urina para minimizar biópsias e tratamentos desnecessários, o que pode reduzir drasticamente os custos médicos e a fadiga da equipe médica”, disse o professor Gab Jeong, que ajudou o Dr. Lee no projeto, em um comunicado de acordo com Phys.

O câncer de próstata é a variedade mais comum em homens, e milhões de pessoas todos os anos em todo o mundo perdem a vida por causa dele. Como outros procedimentos médicos, às vezes um paciente pode se sentir envergonhado por um método específico de diagnóstico e pode optar por não obter um como resultado – o que certamente poderia ser o caso com biópsias invasivas.

A invenção de uma tira de urina simples tem o benefício adicional de poder ser feita em particular e, combinada com os resultados super precisos, o teste parece um modificador de campo.

Com informações do Good News Network

Postar um comentário

0 Comentários