Advertising

Imagens de clarões no céu de Custódia são FAKES


São fakes as imagens divulgadas nas redes sociais relacionadas a um suposto clarão no céu de Custódia, município Pernambucano localizado no Sertão do Moxotó.

Nas postagens, moradores da cidade, relatam o susto que tomaram na noite desta quarta-feira. Muitos comentam ter ouvido um barulho alto, vindo do céu. As opiniões se dividem entre queda de avião, meteoro e até mesmo visita extra-terrestre. 

No Whatsapp o boato de que se tratava da queda de um avião de pequeno porte foi rapidamente difundido. Mas a informação pôde ser descartada ao checar as imagens que a acompanhavam. 


ACIDENTE AÉREO

A foto do avião que fora postada se trata de um acidente no Ceará, que aconteceu em maio deste ano. A Central de Operações CODECIPE também negou a procedência da queda da aeronave. De acordo com a central e a CINDACTA, através do Oficial da Aeronáutica de Serviço, Cap. Ralf "não existe aeronave cadastrada na área descrita". De acordo como sismólogo Eduardo Menezes, nenhum tremor de alta intensidade foi constatado na região.

BARULHO

"Eu e meus pais estávamos dentro de casa quando ouvimos um estrondo muito forte, a princípio pensei que fosse um trovão, mas o barulho foi mais forte que o normal.

Foi uma vez só o barulho. As pessoas estão comentando no Whatsapp que viram um clarão antes do barulho", disse o estudante Ênio Góis, que estava em Custódia no momento.

CLARÃO NO CÉU

O BGD Recife averiguou as imagens através do sistema de busca reversa do Google e descobriu que ambas estão relacionadas a acontecimentos anteriores. 


A primeira está relacionada à uma bola de fogo rasgou o céu da cidade de Porto Ferreira, no interior de São Paulo, em 25 de maio de 2018


Já a segunda, está relacionada à uma matéria do dia 30 de abril deste ano, onde um clarão assustou os moradores da cidade Monte Azul Paulista, também no estado de São Paulo.

Portanto, o clarão no céu pode ter acontecido, assim como o barulho assustador, porém, as duas imagens divulgadas não correspondem ao episódio de hoje.

Com informações do DP

Postar um comentário

0 Comentários