Tubarão ataca surfista em Fernando de Noronha


Um surfista foi mordido por um tubarão nesta quinta-feira (14), em Fernando de Noronha. Vinícius Cavalcanti, 31 anos, estava surfando na praia da Cacimba do Padre quando aconteceu o incidente. Ele foi levado de carro, pela esposa, ao Hospital São Lucas com ferimentos na face, no pescoço e na orelha.

Ele chegou com sangramento intenso, mas com "sinais vitais estáveis, lúcido e orientado", de acordo com informações preliminares da unidade de saúde. Ainda segundo o hospital, ele está bem, estável, tranquilo e conversando.

Vinícius é vendedor de açaí na Cacimba e aproveitou o final do expediente para pegar onda. Segundo relato da mulher do vendedor, Juliana Cavalcanti, o rapaz caiu em cima do tubarão e levou uma mordida.

“Meu marido me contou que estava surfando, quando caiu e o tubarão o abocanhou. A mordida pegou no supercílio, orelha, no queixo e no pescoço. Sangrava muito", conta.

O pesquisador Léo Veras, do Instituto Tubarões de Fernando de Noronha, conversou com Vinícius Cavalcanti e analisou os ferimentos.

“O surfista me contou que, ao cair da onda, ele chocou-se com o tubarão. Praticamente bateu na cabeça do bicho. O animal deu uma mordida”.

O especialista avalia que o caso não é um ataque. “Foi um erro de identificação, um incidente. Uma situação clássica que já ocorreu na ilha. Com certeza foi um tubarão da espécie limão, que é menos agressivo, não vê o humano com presa”, afirmou.


Mundial de Surfe

A praia onde aconteceu o ataque é justamente o local que vai receber, a partir da terça-feira (19), o Campeonato Mundial de Surfe Hang Loose Pro Contest. A competição conta com 144 surfistas de 20 países e abre o calendário da Liga Mundial de Surfe (WSL) na América do Sul em 2019. O bicampeão do mundo, Gabriel Medina, confirmou presença.

Nota oficial

A Administração de Fernando de Noronha divulgou uma nota oficial lamentando o episódio e afirmando que a superintendência de saúde da ilha está "em prontidão para prestar qualquer atendimento durante o processo de recuperação do rapaz".

O texto ainda afirma que foi convocada uma reunião com os organizadores do Hang Loose Pro Contest, com o Corpo de Bombeiros e outras instituições, "para deliberação de medidas de segurança para garantir a realização do evento".

Por Ana Clara Marinho (Viver Noronha)

Postar um comentário

0 Comentários